O Nopal, também designado como Figueira da Índia, é um cacto lenhoso vivaz originário da América Central. Possui entre outros nutrientes importantes:
- fibras;
- 17 aminoácidos (8 dos quais são essenciais);
- vitaminas (A, C, B1, B2 e B3);
- minerais (cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro)
- e pectinas.
O teor das fibras do nopal é muito elevado, contendo fibras insolúveis como a lenhina e a celulose e fibras solúveias como gomas, pectinas e mucilagens.
As fibras do nopal permitem:
- controlar o apetitite saciedade alimentar;
- reduzir a quantidade de açucares e gorduras absorvidas pelo organismo;
- estimular o metabulismo;
- aumenta a motilidade intestinal;
- depura o organismo das sua toxinas;
- controlo do peso.
Para além disso, as propriedades do nopal anti-diabéticas são atribuídas, principalmente, ao seu conteúdo em fibras. O Nopal estabiliza e regula o teor de açúcar no sangue, por incrementar os níveis e a sensibilidade à insulina. As perigosas consequências dos elevados níveis de açúcar no sangue, nomeadamente distúrbios visuais, dos vasos sanguíneos e dos tecidos nervosos, são atenuados pelo conteúdo nutritivo do Nopal em B-caroteno,Vitamina C e Vitaminas B1, B2 e B3. O Nopal reduz também o teor de triglicéridos e a a taxa de lipoproteínas LDL (maucolesterol), responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por outro lado, aumenta proporcionalmente o nível das lipoproteínas HDL (bom colesterol).